EVENTO EM PARCERIA COM A UFPR MARCA INÍCIO DO PERÍODO LETIVO NA EMATRA-PR

O início do calendário letivo do segundo semestre da Ematra-PR foi marcado por evento promovido no prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na tarde de sexta-feira passada (9/8), em Curitiba. Com o tema “Democracia e Judiciário”, o evento contou com palestras do reitor Ricardo Marcelo Fonseca e da diretora da Faculdade de Direito, Vera Karam de Chueiri.
Na abertura, a presidente da Amatra IX, Camila Gabriela Greber Cadas, ressaltou a importância do trabalho conjunto. “Acredito que o momento é de união das instituições públicas. Assim como a Justiça do Trabalho, a Universidade Federal do Paraná desempenha um papel social extremamente relevante e tem sido alvo de ataques infundados”, destacou Camila Caldas.
“Fui aluna desta casa, que é a casa de todos os paranaenses, e embora hoje se fale muito sobre linhas ideológicas e doutrinação, posso afirmar que sempre tive ampla liberdade de expressão e acesso a tudo que uma universidade pode oferecer, e sou muito grata por isso. É assim que a Ematra também atua, com pluralidade de ideias, para que nossos alunos tenham acesso a todo tipo de informação”, pontuou a dirigente.
A presidente do TRT da 9ª Região, desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu, destacou a relevância da Ematra-PR. “Sinto-me honrada em atender o convite da nossa escola, criada em 1998 com o objetivo de oferecer cursos de formação e reciclagem para magistrados em uma época que o poder público não dispunha desse tipo de espaço, como hoje nós temos nas Escolas Judiciais. Ao longo do tempo, a escola se reinventou e passou a oferecer cursos de pós-graduação e de preparação para concursos, tornando-se referência nacional pela seriedade e qualidade de seus professores”, enalteceu.
Em sua breve intervenção, a desembargadora presidente reiterou as declarações do ministro Lelio Bentes Corrêa durante a leitura da ata da correição ordinária no TRT da 9ª Região, na manhã do dia 9. “São inconcebíveis as críticas contra a Justiça Trabalhista, que é a mais célere, a mais informativa, a mais acessível, a que mais concilia e a mais efetiva nas execuções. Não permitam que falem mal da Justiça do Trabalho”, disse.
Também prestigiaram o evento a diretora Cultural da Amatra IX e da Ematra-PR, Nancy Mahra de Meideiros Oliveira Nicolas, e o coordenador dos cursos da Ematra-PR, Lourival Barão Marques Filho.
Aula Magna
A diretora da Faculdade de Direito, professora Vera Karam de Chueiri, discorreu em sua palestra sobre o tema “Democracia e Judiciário”, identificando os principais elementos de crises políticas contemporâneas com foco na jurisdição constitucional.
Na segunda parte do evento, o reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, ministrou a palestra “A Justiça pelas imagens: história e iconografia”, na qual apresentou imagens de pinturas e esculturas de consagrados artistas, que retratam os conceitos de Direito e Justiça sob diferentes aspectos simbólicos, como forma de compreensão de um período determinado da sociedade e sua cultura jurídica.

REDES SOCIAIS

CONTATO

Central de Atendimento: (+55 41) 3232-3024
ematra@ematra9.org.br
Horário de Atendimento: das 13h30 às 19h30

Av. Vicente Machado, 320 | 5º andar - Centro - Curitiba-PR
Copyright © 2015 - 2016. Todos os direitos reservados.