Reforma Trabalhista é tema de aula magna na Ematra-PR

A desembargadora presidente do TRT da 9ª Região, Marlene T. Fuverki Suguimatsu, ministrou a aula magna do curso de pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho e Direito Previdenciário da Ematra-PR, na noite de sexta-feira (10/8), no Plenário do Tribunal. A magistrada discorreu sobre o tema “Reforma Trabalhista: uma nova Justiça do Trabalho?”.

A desembargadora fez uma análise de cenários em que mudanças decorrentes de alterações legislativas e do próprio mercado econômico podem vir a afetar as relações de trabalho e, consequentemente, o funcionamento da Justiça do Trabalho e a própria finalidade do Direito do Trabalho.

Na opinião da magistrada, a curto prazo, o modelo atual de trabalho livre, subordinado, com vinculo de emprego e regulado pelo Direito do Trabalho será mantido. “Pensando no futuro, porém, grandes transformações poderão atingir sistemas e instituições sociais”, ressaltou Marlene T. Fuverki Suguimatsu, lembrando que o uso de novas tecnologias e a Industria 4.0 devem ameaçar o trabalho humano em escalas nunca vistas.

Crítica contundente da Lei 13.467/2017, a desembargadora questionou pontos da nova legislação e elencou umas séries de mudanças que considera retrocessos em relação às garantias sociais. “Em momentos de crise, como o que o Brasil atravessa, infelizmente se intensificam as condições de extrema vulnerabilidade, precariedade das relações de trabalho, insegurança e ausência de direitos”, ressaltou.

A reforma trabalhista e o futuro da Justiça do Trabalho também foram temas de aula ministrada pelo juiz do Trabalho Marlos Augusto Melek, na quinta-feira (9/8). O magistrado, que atua em Campo Largo, é um dos autores do projeto de lei que modificou a CLT.

Sobre o curso

As aulas da turma de pós-graduação 2018/2019 da Ematra-PR iniciaram no último dia 7, com palestra do juiz Sérgio Moro sobre “Independência Judicial”. Leia mais…

O curso de especialização é presencial, certificado pelas Faculdades Cescage. O conteúdo programático é essencialmente voltado para analisar as mudanças introduzidas pela Lei nº 13.467/2017, conhecida como Reforma Trabalhista.

Com metodologia moderna, contando inclusive com aulas invertidas e dinâmicas de grupo de estudo, o curso possui módulos específicos de Execução Trabalhista, Perícia Trabalhista, Responsabilidade Civil, Gestão e Eficiência do Judiciário, Inteligência Artificial e Mundo Jurídico, e de Precedentes, ratio decidendi e distinguish.

Mais informações pelo telefone (41) 3232-3024 ou ematra@ematra9.org.br.

REDES SOCIAIS

CONTATO

Central de Atendimento: (+55 41) 3232-3024
ematra@ematra9.org.br
Horário de Atendimento: das 13h30 às 19h30

Av. Vicente Machado, 320 | 5º andar - Centro - Curitiba-PR
Copyright © 2015 - 2016. Todos os direitos reservados.