22 de julho de 2022

Concurso do TRT-PR tem mais de 44 mil inscritos

O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) recebeu um total de 44.690 inscrições para o Concurso Público para o Provimento de Cargos do Quadro Permanente de Pessoal, cujo processo está em andamento. O período para se inscrever terminou em 12 de julho. Já as provas serão realizadas no próximo dia 14 de agosto.
 
Do total de mais de 44 mil inscrições, 16,07% são candidatos isentos de pagar a taxa de inscrição. Cerca de quase 30 mil (66%) correspondem ao cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa, que tem o nível médio de formação como principal exigência. Entre os cargos de nível superior, o que mais recebeu inscrições foi o de Analista Judiciário – Área Judiciária, com mais de 12 mil (28%) dos candidatos. Já a porcentagem de candidatos a Analista Judiciário – Oficial de Justiça Avaliador Federal é de 4%, enquanto os postulantes ao cargo de Analista Judiciário – Especialidade Contabilidade são 2% do total de inscritos.
 
Atualmente, no quadro de servidores do TRT-PR, há mais de 200 vagas a serem preenchidas por meio de concurso público. A grande maioria das vacâncias aconteceu em razão de aposentadoria. No entanto, o principal fator para o déficit de servidores foi a aprovação da Emenda Constitucional nº 95/2016 (Emenda do Teto), que estabeleceu um teto aos gastos do Poder Público por um prazo de 20 anos, independentemente da arrecadação. Com isso, o TRT-PR, assim como diversos órgãos públicos em todo o Brasil, passou por dificuldades nos últimos anos para poder realizar investimentos para a renovação do quadro de pessoal.
 
Para mais informações confira o Edital do Concurso: https://www.concursosfcc.com.br/concursos/trt9r122/edital_de_abertura_trt9_.pdf
 
Fonte: Ascom TRT-PR