19 de setembro de 2018

Professor e Ex-aluna da Ematra PR lançam livro sobre Acidente de Trabalho e o Empregado com Deficiência

 

 

O professor da Ematra-PR, Eduardo Milléo Baracat, juiz titular da 9ª Vara do Trabalho de Curitiba e a ex-aluna da Ematra-PR, Elisa de Mattos Leão Prigol Grande, advogada, lançam pela Juruá Editora a obra Acidente de Trabalho e o Empregado com Deficiência – Readaptação e Reabilitação. O evento de lançamento acontece nesta sexta-feira (21/9), na Sala dos Magistrados do Fórum Trabalhista da capital, das 14h às 17 horas.

No livro, os autores analisam as divergências e implicações sociais envolvidas nos programas de readaptação e reabilitação profissional, com enfoque nas dificuldades a serem enfrentadas pelo empregado que passou a conviver com alguma deficiência decorrente de acidente laboral.

A partir de pesquisa exploratória na legislação e jurisprudência, os autores ponderam os papéis da empresa e do Estado (INSS), despertando a atenção para o desafio de promover a capacidade produtiva das pessoas com deficiência, o que exige mudança e efetivo compromisso não só da máquina previdenciária e da atividade empresarial, mas de toda a sociedade.

Sobre os autores

Elisa de Mattos Leão Prigol Grande é mestre em Direito Empresarial e Cidadania pela UNICURITIBA, especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela EMATRA-PR, graduada em Direito pela UNICURITIBA, e em Administração de Empresas pela FAE Business School. Eduardo Milléo Baracat é doutor em Direito das Relações Sociais pela UFPR, mestre em Direito Privado pela UFPR, diplôme supérieur de l´Université – Droit du Travail & Sécurité Sociale pela Université Panthéon-Assas/ Paris II.